Uma das coisas que eu acho mais absurdas hoje em dia é ler resenhas de todo e qualquer cosmético no Instagram. Não são apenas novidades interessantes das marcas mais hypadas do momento, nem produtos novos de marcas brasileiras que estão revolucionando o mercado. É realmente apenas consumismo.
São resenhas de qualquer produto de farmácia, cosméticos que, entre aspas, “não servem para nada” mais do que ocupar espaço no seu armário e fazer você gastar dinheiro.
Vários desses produtos prometem beneficios incríveis, e o problema com essas resenhas é que elas são baseadas em pouco tempo de uso e no rótulo de promessas do produto.
Essa parte é a que mais me assusta, por que por causa desse tipo de conteúdo, nós estamos ficando cada vez mais consumistas – comprando mais e mais produtos diferentes (por que afinal, existem tantas marcas e tantas opções, nós temos que testar todas!).
Além disso, também estamos inconscientemente causando mais dano à nossa pele: eu não me canso de repetir que uma rotina de skincare para a pele acneica deve ser consistente e você deve ser paciente.
Os efeitos da cultura do consumismo na pele
Mas essa cultura do consumismo é o contrário disso: fica cada vez mais dificil ter uma rotina fixa e constante com tanta informação e tantas opções que nos rodeiam.
Eu sei que é muito mais fácil quando alguém nos sugere produtos, marcas e rotinas especificas: mas também pode ser um pouco perigoso.
Eu não me isento dessa culpa: eu também sugiro produtos, marcas e rotinas especificas nos meus vídeos e no meu Instagram.
E é por isso que eu sinto a necessidade de vir falar aqui com vocês para relembrar qual é o meu objetivo: não é dar receitas prontas, rotinas para cada tipo de pele, ou resenhar produtos que eu não sei nada sobre ou mal utilizei na minha pele.
O objetivo é ajudar vocês a entenderem o que está acontecendo na sua pele, passar a informação sobre diferentes tipos de ativos e produtos que existem e podem te ajudar a curar sua pele e não só isso, mas conversar sobre tudo que engloba a acne, que é uma doença multifatorial crônica.
Como combater o consumismo?
Por isso é perigoso cair na armadilha das milhares de resenhas do Instagram.
É mais importante conhecer o que cada ativo faz para sua pele, quais são os melhores ativos e ingredientes para a pele acneica, quais passos do cuidado com a pele são mais importantes se você sofre de acne.
Além disso, é importante entender como a sua dieta afeta a saúde da sua pele, como o estresse pode te causar mais acne, e que outros fatores ambientais, hormonais e genéticos estão envolvidos nessa doença!
Procure sempre informação baseada em fatos, baseada na ciência e economize seu tempo e dinheiro comprando produtos que realmente vão fazer a diferença na sua pele.